sábado, 30 de maio de 2009

Base de Dados de Comportamento Humano e Ambiente...

Informação da Professora Vera Referente à Realização da Base de Dados dos Questionários de Comportamento Humano e Ambiente

"
Olá a todos

Antes de mais, um grande obrigado a todos pelo vosso trabalho com os questionários, espero que a aplicação esteja a correr bem e que não tenham havido complicações de maior ;)

Tal como a maioria de vocês já foi avisada pelo Prof. Palma-Oliveira, segue então em anexo uma folha de excel para a inserção dos dados para a investigação dos bairros e também para a investigação da AML. Em primeiro lugar, quero pedir a quem puder, para fazer esta informação chegar ao máximo de pessoas possivel, através dos vossos blogs.

As folhas de excel para ambas as investigaçãões estão simplificadas, tenham atenção à legenda, porque os dados têm de ser inseridos em numeros, excepto para as ultimas perguntas demográficas. À partida não terão problemas em preencher porque os dados estão pela mesma ordem das perguntas, mas por ser uma tarefa um pouco mecânica, tenham atenção se estão a colocar o dado certo na parcela correcta ok?

Especificamente para os questionários dos bairros, penso que alguns de vocês falaram com a prof Sílvia, relativamente às estimativas de distâncias e parece que existiam participantes que davam mais do que uma estimativa de distância. Não era suposto ter acontecido, deviamos ter insistido para que a pessoa decidisse por apenas uma. No entanto, nos casos em que isso não aconteceu, têm uma célula onde podem colocar uma segunda estimativa. Terceiras e quartas estimativas não são aceitaveis. Para aqueles de vós cujos participantes deram apenas uma estimativa, deixem a segunda coluna em branco.

Para os casos em que a pessoa se recusou mesmo a responder a determinada pergunta do questionário, coloquem 999 e para os casos em que a pessoa não respondeu, não por falta de vontade, mas por assumir que não sabia mesmo a resposta, coloquem 0 (zero). Este aspecto é importante para facilitar a analise de dados no spss.

Têm ainda uma célula dedica a possiveis observações, que vocês só deverão preencher com alguma informação se considerarem que ela pode de facto invalidar o questionário ou que as respostas poderão estar enviesadas. Coloquem lá a informação para eu mais tarde poder analisar e decidir sobre isso.

Outra coisa, o código do participante é o vosso numero de aluno seguido de um numero (xxxx-1). Este código deve também estar contemplado no questionário em papel. Por um lado para nos certificarmos que vocês recebem a bonificação da nota e por outro para podermos consultar os questionários mais tarde e confirmar os dados se for caso disso. Em Relação aos mapas, não façam nada, apenas coloquem o código de participante na folha pode ser?

Enviem as vossas bases de dados para este e-mail vera.soeiro@campus.ul.pt se não se importarem e no máximo até à próxima quarta feira.
Esta é uma tarefa um pouco chata, mas que depois de compreender a base de dados se faz de forma bastante intuitiva.

Qualquer dúvida adicional, não hesitem em contactar-me. Se me estiver a esquecer de alguma informação, avisar-vos-ei.

Bom trabalho e Obrigada a todos

Vera Soeiro
"

-> Dados AML

-> Base de Dados dos Bairros

Cumprimentos e Bom Trabalho :)

Sem comentários: