sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ciência e Saúde: Bons Alunos têm mais Hipóteses de vir a ser Bipolares...

Cientistas do Instituto de Psiquiatria do King's College London, em associação com membros do Karolinska Instituted em Estocolmo apresentaram o primeiro estudo científico que associa a doença bipolar ao bom desempenho intelectual.

O mito já persistia há séculos, baseado nos escritos de autores emblemáticos e na evolução da história, mas até agora não existia qualquer trabalho científico que conseguisse associar o bom desempenho intelectual com o desenvolvimento de uma condição degenerativa neurológica como é o caso da doença bipolar.

A especulação sobre uma possível ligação entre génio e loucura já é tão antiga como os escritos de Aristóteles, que afirmou um dia que "não existe grande génio sem a mistura da loucura". O seu professor, o filósofo grego Platão, é uma das muitas personagens históricas que os especialistas julgam ter sido bipolares.

-> 700 mil alunos estudados desde 1988

O estudo em questão envolveu mais de 700 mil alunos e mostra que crianças com as melhores notas têm uma probabilidade quatro vezes superior de virem a desenvolver a doença bipolar do que os alunos com avaliados razoavelmente. Esta ligação entre doença bipolar e boas notas é ainda mais forte em alunos que estudam música ou literatura, duas das disciplinas em que historicamente o génio e a loucura mais são associados.

Neste estudo, liderado por James MacCabe do King's College London, foram comparadas as notas escolares de todos os alunos suecos com idades entre os 15 e os 16 anos entre os anos de 1988 e 1997, monitorizando depois os alunos até aos 31 anos para perceber quais deles viriam a ser internados por causas relacionadas com doença bipolar. Os alunos com os melhores resultados mostraram uma probabilidade quatro vezes maior de desenvolver doença bipolar, independentemente da educação parental ou classe social.

Os resultados sugerem que o estado de mania pode melhorar a performance académica e intelectual, o que justifica a sua ligação com o "génio". Os cientistas relembram que pessoas em estado de leve mania parecem ter "acesso melhorado ao vocabulário, memória e outros recursos cognitivos" e que tendem a ter respostas emocionais desmedidas o que podem "facilitar o seu talento em arte, literatura ou música". Num estado de mania um indivíduo tem "níveis extraordinários de resistência e uma capacidade incansável para uma concentração prolongada".

-> Ligação é mais forte nos homens

Segundo o Dr. MacCabe o aumento de risco de doença bipolar associado às notas não é uniforme. Os alunos que têm boas notas em humanidades têm realmente uma maior probabilidade de desenvolver a doença, mas sucesso escolar na área da ciência não é tão arriscado. A associação mais forte entre doença bipolar e boas notas deu-se nos alunos que atingiram boas notas a sueco e a música.

Os alunos com as piores notas também sofrem de um risco mais elevado de desenvolverem doença bipolar, se bem que não tão elevado como os melhores alunos. O estudo revelou também que a associação entre as notas e a doença é mais forte nos homens do que nas mulheres, mas a diferença é estatisticamente insignificante segundo o Dr. MacCabe que afirma que "apesar de ter boas notas aumentar a hipótese de ter doença bipolar mais tarde, devemos lembrar-nos que a maioria das crianças com boas notas desfrutam de uma boa saúde mental". Os resultados deste estudo foram publicados no British Journal of Psychiatry.

A doença bipolar, anteriormente conhecida por psicose maníaco-depressiva, afecta cerca de 1% da população e é caracterizada pela alteração de humor entre estados de mania (que podem ir de alegria desmedida a violência incontrolável) a estados de depressão. Existe ainda uma fase de mania controlada, ou hipomania, muitas vezes associada ao génio intelectual e à capacidade criativa.

-> Génios de loucura

Descubra alguns dos grandes artistas e pensadores que os especialistas do nosso tempo sabem ou creêm ter sofrido de doença bipolar:

Fernando Pessoa - Poeta e escritor
Florbela Espanca - Poetiza
Antero de Quental - Poeta
Edgar Allan Poe - Poeta e escritor
Ernest Hemingway - Jornalista e escritor
Charles Dickens - Escritor
Vincent Van Gogh - Pintor
Miguelângelo - Pintor e artista plástico
Isaac Newton - Cientista
Sigmund Freud - Médico e inventor da psicanálise
Platão - Filósofo da Grécia antiga
Winston Churchill - Primeiro-ministro britânico durante a 2ª Guerra Mundial
Abraham Lincoln - Presidente dos Estados Unidos que aboliu a escravatura
Elvis Presley - Músico e actor
Jimmy Hendrix - Músico
Kurt Cobain - Músico
Axl Rose - Músico
Britney Spears - Cantora
Marilyn Monroe - Actriz
Jean-Claude Van Damme - Actor e praticante de artes marciais
Robin Williams - Actor
Jim Carey - Actor
Francis Ford Coppola - Realizador de cinema
Buzz Aldrin - Astronauta
____________________________
Carlos Afonso Monteiro, 8 de Fevereiro de 2010, Expresso

Sem comentários: