domingo, 15 de agosto de 2010

Pós-Graduação: Psicologia Criminal, 1ªEdição...

Pós-Graduação em "Psicologia Criminal"
120 Horas (1ª Edição)


Introdução e Objectivos:
O mundo actual tem vindo a contactar cada vez mais com uma progressiva diversificação e sofisticação das práticas criminais. Por conseguinte, os dias que correm reforçam a necessidade das instâncias da justiça se dotarem de conhecimentos especializados provenientes da ciência psicológica.

A criminalidade humana é ampla e complexa. À psicologia como disciplina científica que estuda o comportamento e possui poder explicativo e preditivo compete proporcionar um corpo de conhecimentos estruturados, assim como, técnicas de avaliação, prevenção e intervenção.

A psicologia e a lei apesar de possuírem o objectivo comum de compreenderem a natureza humana constituem dois olhares distintos. Estas perspectivas nem sempre são as mesmas e em alguns momentos chegam mesmo a ser incompatíveis. Apesar de os juristas e os psicólogos usarem palavras idênticas, a verdade é que muitas vezes estão a querer significar pontos distintos.

Desta forma, a Psicologia tem encontrado no domínio legal e criminal, desde há vários anos, novas oportunidades de afirmação. Contudo, as exigências com que os psicólogos se deparam nessa esfera assumem por vezes contornos paradoxais que exigem conhecimentos específicos.

Esta Pós-graduação em Psicologia Criminal pretende dissipar mitos providenciando um conjunto fascinante de investigações e competências práticas no âmbito das temáticas criminais com riqueza científica e exemplos do mundo real. O conteúdo programático está estruturado em módulos de grande actualidade e pertinência, tais como, psicologia do testemunho, vitimologia, psicologia prisional e profilling. Atender ao agressor, à realidade prisional, aos métodos policiais, à recolha das evidências no local do crime, às fragilidades de um testemunho são algumas das valências desta pós-graduação que contribuem para uma prática profissional e consciente.

Parafraseando o professor Ray Bull, “a forma como entendemos a mente pode ser a ferramenta chave para enfrentar a criminalidade”.

Destinatários:
Profissionais e Estudantes de Psicologia e Sociologia. Agentes de autoridade.

Mais Informações:
Reflexos Psicologia

Sem comentários: