sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Competências Sociais e Pessoais, por Raul Melo

         Desafiei o Dr. Raul Melo, sócio fundador da ARISCO, Psicólogo Clínico e um dos criadores dos Programas de Promoção de Competências Sociais e Pessoais “Aventura na Cidade” e “Eu e os Outros”, a responder à seguinte questão:

De que forma conseguimos estimular mudanças comportamentais, em crianças e adolescentes - e correspondentes mudanças cognitivas -, através da utilização de programas de promoção de competências sociais e pessoais?

Eu acredito que os contextos em que nos movemos e em que crescemos (até morrer) reforçam em nós papéis e competências que nos tornam simultaneamente especialistas e ignorantes. Saber muito bem ser alguma coisa faz com que todas as outras coisas sejam vistas como uma fuga ao porto seguro que é agarrar-me à minha especialidade. É por isso que temos adolescentes especialistas em gerar a confusão, peritos em desafiar, mestres na oposição. A maior parte das vezes o contexto reforçou esta especialidade destacando o adolescente em função dela, "Se não posso ser o melhor dos melhores que seja o melhor dos piores".

O desenvolvimento de competências sócio emocionais remete-nos para um plano de descoberta de outras especialidades. É uma descoberta guiada, em contexto protegido onde a experimentação não está envolta no receio de consequências por um rotundo falhanço. Em alguns casos, quando é possível dar ao programa um formato jogado, a experiência é brincada envolta no faz de conta que tanto nos protege desde miúdos. Mas não pode ser um jogar por jogar. É um jogar com uma plateia que devolve um aplauso ou um confronto de ideias quando a coisa não corre tão bem. É um jogar com hermenêutica onde os conceitos dos adultos são descodificados para uma linguagem da acção, mais próxima, tornada pertinente pela necessidade e pela identificação com a personagem em jogo. Finalmente é também uma construção de uma narrativa alternativa onde se pode ser protagonista de uma história diferente, metáfora da história de todos os dias.

É assim que vejo o desenvolvimento de competências, não como o programa mecânico de ensinamentos que te tornam mais certinho, mas como algo que cresce do desejo de experimentar ser diferente, com o direito à opção e ao respeito.

Raul Melo, sócio fundador da ARISCO, é Psicólogo Clínico. Trabalha actualmente no Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências do Ministério da Saúde, onde desempenha também funções no Conselho de Coordenação dos Estágios da Carreira. Além disto, é Secretário Permanente do Fórum Nacional do Álcool e Saúde.
 
Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: