terça-feira, 20 de novembro de 2012

Formação da OPP para os Membros Estagiários

            Caros leitores, estou a realizar a formação da OPP para os seus Membros Estagiários e decidi partilhar convosco esta experiência. Assim:

O que é afinal a formação destinada aos Membros Estagiários a realizar estágio profissional da OPP?

Na minha opinião a Ordem dos Psicólogos, conceptualmente, tem como principal objectivo a regulação da profissão. Acredito que se trata de uma missão de extrema importância e como tal, quando acreditamos em algo, devemos tentar envolvermo-nos e dar o nosso contributo. Assim, ainda que nesta fase inicial seja impossível não identificar inúmeras lacunas, não consigo ficar de fora, assumindo uma posição meramente critica, desprovida de qualquer contributo construtivo. Tendo isto em mente, estou na parte final do processo de acesso à ordem, tendo iniciado esta semana o curso de formação associado aos Estágios Profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses em Lisboa, destinada aos Membros Estagiários a realizar estágio profissional da OPP.

Neste momento já assisti a mais de 10h de formação e tenho que admitir que todo o meu cepticismo inicial têm-se gradualmente transformado num crescente interesse e curiosidade, não só pela formação em si, mas acima de tudo pelas mais variadas áreas de actuação da psicologia. Mais precisamente, o módulo de Ética e Deontologia, ao invés do tédio teórico esperado, revelou-se num momento muito interessante, onde foram debatidos dilemas éticos que podem surgir no dia-a-dia de cada um de nós.

Para terminar, gostava de comunicar a minha total disponibilidade para esclarecer questões associadas a esta mítica formação, assumindo desde já o compromisso de utilizar futuras publicações para partilhar a minha experiência nesta etapa do acesso à ordem dos psicólogos que todos nós, ou já passamos ou ainda vamos passar.

Inês Lemos

Sem comentários: