sábado, 24 de novembro de 2012

Realidade e Percepção


Realidade e Percepção: Dois Amigos Lado a Lado

Disse Bandura que mais importante do que a realidade em si, é a forma como a percepcionamos, pois essa é que é a nossa realidade.
É com esta percepção que vivemos, influenciando o mundo e sendo influenciado por ele. Não com a realidade. Essa não é universal, pois, uma vez mais, depende da percepção de cada um. Assim, cada individuo tem a sua própria realidade. Não obstante de que, em termos universais, existe uma realidade onde nos inserimos todos e que contêm as formas do mundo, as suas regras, a sua cultura, os seus hábitos e costumes.

O nosso mundo - a nossa realidade - apenas vai até onde o deixarmos ir, no sentido em que apenas percepcionamos o que estivermos dispostos e capacitados a percepcionar. Dispostos no sentido do nosso estado de espírito, forma psicológica, motivação, situação, sentimentos, emoções e sentimentos envolvidos. Capacitados no sentido da nossa adaptação ao mundo, das nossas experiências desse mundo, das nossas bases psicológicas para esse mundo.

De qualquer forma, e apesar das variáveis, uma coisa parece ser certa: ao limitar o nosso pensamento a um factor ou variável, arriscamo-nos a que, na sua ausência, o nosso pensamento se torne limitado. É preciso estar disposto a perceber bem e é necessário estar capacitado para essa boa compreensão.
Só assim seremos indivíduos com uma boa adaptação ao que nos rodeia, prontos para evoluir e pensar numa realidade transformada por nós, diariamente.

De uma forma mais leviana, com algum humor, a imagem seguinte representa tudo isto.


Curiosamente, a imagem foi retirada do Google.
 

Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: