quarta-feira, 14 de novembro de 2012

[The Naked Lunch]: Consumos Problemáticos?


Mantendo-nos à volta do álcool, e uma vez que já usei a expressão anteriormente, parece-me importante esclarecer o que é um consumo moderado.
Para quem está a pensar “é beber e ainda ser capaz de fazer o 4” desengane-se! Este não é um conceito fácil de transmitir na medida em que a expressão transmite ideias diferentes para pessoas diferentes. É comum ser associado ao que é socialmente aceite beber e até é uma expressão usada em nota de roda pé nos anúncios a bebidas com álcool “deve beber com moderação”. Mas usualmente não é explicado o que significa. A denominação consumo moderado foi inclusivamente recentemente alterada para consumo de baixo risco, na medida em que a partir do momento em que se ingere uma bebida com álcool há um risco acrescido.
Para a população adulta, baixo risco significa uma quantidade máxima diária de 2 bebidas padrão ou 20 g* de álcool puro para os homens; quantidade que após os 65 anos deve ser reduzida para 1 bebida padrão ou 10g* de álcool puro.
Para as mulheres beber moderadamente significa 1 bebida padrão ou 10g* de álcool puro em qualquer idade.
De salientar que esta definição se refere à quantidade consumida num único dia e não significa a média ao longo de vários dias. Como por exemplo, beber 6 bebidas ao sábado “já tenho a minha cota da semana”.
Não devemos esquecer as exceções, como as mulheres grávidas e a amamentar, as pessoas com alterações do SNC, as pessoas que estão a fazer medicação, e as pessoas com dependência de álcool, que não deverão beber qualquer tipo de bebida alcoólica.

A Organização Mundial de Saúde classifica ainda os consumos de álcool como:
Consumo de risco - é um padrão de consumo que pode vir a implicar dano físico ou mental se esse consumo persistir.
Consumo nocivo/abuso - é um padrão de consumo que causa danos à saúde, quer físicos quer mentais. Todavia não satisfaz os critérios de dependência.
Dependência - é um padrão de consumo constituído por um conjunto de aspectos clínicos e comportamentais que podem desenvolver-se após repetido uso de álcool, desejo intenso de consumir bebidas alcoólicas, descontrolo sobre o seu uso, continuação dos consumos apesar de consequências gravosas, uma grande importância dada aos consumos em desfavor de outras actividades e obrigações, aumento da tolerância ao álcool (necessidade de quantidades crescentes da substância para atingir o efeito desejado ou uma diminuição acentuada do efeito com a utilização da mesma quantidade) e sintomas de privação quando o consumo é descontinuado.

Por vezes as pessoas ficam um pouco chocadas com as quantidades para um consumo de baixo risco, porque são muito abaixo do que é socialmente aceite.

Qual a vossa opinião/posição face aos consumos de álcool? Já tiveram algum episódio mais desagradável com álcool, pessoalmente, ou com amigos? Já quiseram ajudar alguém com descontrolo ao nível dos consumos e não souberam como?
Se têm dúvidas acerca do vosso padrão de consumo podem usar um auto teste – AUDIT – que permite um despiste rápido do tipo de consumo.

Tenham uma boa semana. Ah! E se conduzirem não bebam! Ou vice-versa!

Ana Nunes da Silva
 
*Conversão do volume de álcool em gramas
Podemos converter qualquer volume de álcool em gramas seguindo a seguinte regra: cada mililitro de álcool , tem 0.8g de álcool puro.
Exemplo: I l de vinho de 12º = 120 ml de álcool
120 ml x 0.8 (factor de conversão ) = 96 gramas
Não esquecer que bebidas com mais graduação terão mais gramas de álcool por litro!

Sem comentários: