quarta-feira, 28 de novembro de 2012

[The Naked Lunch]: SmartShops: Serão assim tão smarts?


Que são smartshops? São lojas que vendem drogas legalmente como se fossem produtos naturais – incensos, fertilizantes, cultivo… Estas são apenas algumas das categorias que encontram ao entrarem no site de uma das várias smartshops existentes. Isto até poderia ser algo “inofensivo” não fosse o desconhecimento acerca de muitas destas substâncias. Se um utente der entrada num serviço de saúde com uma intoxicação por álcool ou uma overdose de heroína, saberão como o tratar. Quando se dá entrada com alterações por uso de um desses “fertilizantes” a coisa já é outra.
Um dos aspectos mais grave desta situação é que estas lojas estão por aí ao alcance de qualquer um, legalmente, com os produtos sujeitos a 23% de iva! A própria descrição que vem na embalagem de um destes “fertilizantes”, “incensos”, etc diz “produtos não destinados ao consumo humano”.
Actualmente já são conhecidos casos de intoxicação com substâncias compradas nas ditas smartshops, mas em termos legais pouco ou nada se pode fazer. Ao provar-se que o produto tem malefícios apenas poderá ser tirado do mercado mas rapidamente aparecem mais 20 ou 30 novos sem qualquer tipo de avaliação/controlo.
Eu até consigo perceber que se queira experimentar umas coisas novas, beber uns copos... Se calhar por defeito de profissão vi tanta gente a sofrer por causa da dependência de álcool, surtos psicóticos em jovens por causa de um charro… que me assusta ver a leveza com que esta situação das smart shops está a ser (não) gerida.
Pouco ou nada sabemos sobre estas substâncias. Como profissional de saúde confesso um certo receio das surpresas que os produtos destas lojas inteligentes nos possam trazer.
Acham os meus receios infundados? Já experimentaram alguma destas substâncias? Conhecem algum caso de intoxicação?

Esperteza onde nos levas?

Ana Nunes da Silva

Sem comentários: