sábado, 8 de dezembro de 2012

Motivações para a Psicologia #02


Numa segunda fase, temos quem, já estando a aprender Psicologia, esteja agora no 2ºano, a encarar a continuidade no curso e nesta aprendizagem. Deverá começar a crescer o sentido de responsabilidade e o pensamento da coerência da escolha e das suas consequências.

Assim, desta vez, a questão que coloquei a duas estudantes de Psicologia foi:

Psicologia. Porque continua a fazer sentido?

Eis as respostas:

Ana Mesquita, 2ºAno, Mestrado Integrado em Psicologia
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Primeiro que tudo, Porquê Psicologia? Penso que porque voltei a sentir a típica curiosidade da criança, quando tenta encontrar explicação para tudo. Ao olhar à minha volta via que precisava de perceber porque é que o ser humano pode ser cruel, invejoso, vingativo, na mesma medida em que pode ser atencioso, prestável e generoso. Foi, sem dúvida, uma escolha egoísta, numa tentativa de encontrar as respostas às questões que tanto me inquietavam.
            O primeiro ano foi um alargar de horizontes, um descobrir a essência da Psicologia e tudo aquilo a que se aplicava. O que antes era um mundo de ciências como a Física ou a Biologia, tornou-se muito mais um mundo de motivações, de crenças, de aprendizagens e, no fundo, de comportamentos explicáveis.
            O segundo ano é o continuar de uma jornada definitiva no meu projecto de vida. É, mais do que antes, perceber que a escolha fora a correcta, que o que antes queria era só uma sombra do que poderei vir a ter (e ser), e é, uma vez mais, e desta mais afincadamente, afirmar que a Psicologia é “a minha praia”.
            E porque continua a fazer sentido? Porque o ser humano é um indivíduo, mais até que um ser biológico, e porque esta percepção, mais do que revoluciona, fascina. Porque cada cantinho do mundo é influenciado por nós, e o facto de poder perceber um pouco do que nos move, é perceber mais um pedaço, ainda que quase insignificante, desse mundo que também é nosso. Faz sentido porque continua a ser-me imprescindível uma maior compreensão dos outros e, acima de tudo, de mim, enquanto indivíduo genérico e enquanto eu, passado, presente e possível futuro.

Filipa Vieira, 2ºAno, Mestrado Integrado em Psicologia
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Porque sim! Porque é bom sentir que consigo com algumas palavras ajudar bastantes pessoas a conseguirem continuar com as suas vidas. O meu primeiro ano não me fez adquirir grandes conhecimentos, mas neste 2º ano estou a aprender muito mais e estou a ficar mais contente com o curso. Mas sim, basicamente aquele é o meu motivo: ajudar as pessoas através de palavras e de apoio! Faz-me sentido, não sei explicar melhor.

Que vos parece?

Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: