domingo, 30 de dezembro de 2012

Passagem de Ano como Marco de Objectivos


Há sempre razões para se comemorar a passagem de ano.
São as mesmas que nos fazem festejar marcos de vida, como aniversários, graduações e/ou promoções. São objectivos que vão sendo alcançados, por nós ou pelos que nos rodeiam, e que, de alguma forma, não queremos deixar esquecer ou passar sem algum tipo de brilho.
A Passagem de Ano é, assim, o concretizar de um objectivo mais geral da sociedade: o festejar do ano que começa, celebrando o fim do actual.

Diria, do ponto de vista psicológico, que é uma altura com um forte cariz de introspecção. É a altura certa para o ponto de situação pessoal e para realizarmos a nossa avaliação do que foi, do que é e do que deve ser.
Assim, a razão fundamental para esse festejar este marco é a renovação da nossa atitude perante a vida. A renovação do queremos para nós, para os que nos rodeiam. O que queremos de diferente, o que queremos melhor, o que não queremos e o que queremos mais.
É perceber o que precisamos e o que temos e, principalmente, é perceber o que temos de fazer para alcançar o que queremos e como o fazer. Mas só percebendo bem o que temos é que vamos perceber o que precisamos. Esse tem sido o grande desafio de 2012: perceber bem o que se tem para não se precisar de mais, ou, nesse sentido, não se precisar mais do que se precisa efectivamente.

Em suma, devemos tentar fazer desta passagem, de um ano para o outro, uma forma de determinação em realizar objectivos pessoais, bem como construir objectivos importantes que se mostrem necessários ao nosso bem-estar. Este é o equilíbrio da realização pessoal, onde conseguimos pensar no que temos pelos objectivos pessoais já conquistados e, por outro lado, conseguimos delinear objectivos futuros para o que nos falta.

Que 2013 seja um ano de objectivos pessoais alcançados para todos!

Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: