quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

[ConsultoriaRH]: Stress nas Empresas


A OPP lançou uma notícia no seu sítio sobre o Stress nas Empresas, onde Samuel Antunes, Vice-Presidente da OPP, comenta o problema no programa "Marca Pessoal" da TVI24.
Esta publicação é feita em parceria, com um comentário meu, com foco na Psicologia Organizacional, e outro do autor Tiago A. G. Fonseca, com foco na Psicologia Clínica.
 

Do ponto de vista organizacional, o stress nas empresas é sem dúvida um fenómeno com tendência para se acentuar, nomeadamente na sequência da crise económica actual. O facto de 79% dos Gestores Europeus estarem preocupados com o stress no trabalho é um dado interessante, porém, não acredito que seja através de certificações que vamos encontrar a chave que abre a porta das organizações à psicologia clínica. Deste modo, é necessário investir não só na divulgação, mas acima de tudo na afirmação sustentada dos benefícios que o psicólogo clínico poderá aportar a uma organização. É necessário trabalhar no sentido de conseguirmos apresentar resultados que demonstrem de forma inequívoca que se trata de um investimento com retorno para a organização. Deste modo, se conseguirmos identificar indicadores de resultados, como por exemplo, absentismo ou a satisfação dos colaboradores, e demonstrarmos a incidência da acção do psicólogo sobre as mesmas, conseguiremos ganhar espaço neste novo nicho de mercado, através das nossas valências. Para tal será ainda necessário romper com os conceitos tradicionais das consultas psicológicas e estarmos disponíveis para encarar novos desafios e conquistar novos territórios.

Para o Tiago, “este é um problema onde é clara a necessária intervenção dos Psicólogos. 85% dos gestores mostram estar preocupados, o que indica a importância que dão a esta questão, o que se torna importante para a identificação e intervenção no problema. De qualquer forma, apenas 15% afirma ter formas de intervir neste problema. E é aqui que, como diz Samuel Antunes, a OPP pode ter uma palavra, apoiando as organizações e incentivando à rápida adesão aos serviços de intervenção psicológica. Para isto, têm os próprios psicólogos clínicos ser receptivos a esta intervenção.
De forma muito rápida, 50 a 60% do absentismo nas empresas é causado pelo stress, segundo Samuel Antunes. É grave do ponto de vista pessoal, social e económico. A acrescentar a isto, a empresa é apenas um dos factores de stress diário a que um indivíduo está sujeito, e assim sendo, o stress deve ser encarado como um factor comum na acção humana, com causas e consequências diferentes em todos os indivíduos, mas que deve sofrer intervenção de destaque nos seus diversos contextos.
É um exemplo claro da necessária intervenção Organizacional e Clínica, e um exemplo claro de urgência na intervenção no problema, tendo em conta que estamos a falar de organizações e seus trabalhadores, base da produtividade nacional.

Inês Lemos

Sem comentários: