quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

[The Naked Lunch]: Permissões e Proibições

Que implicações têm as permissões vs proibições do ponto de vista psicológico?

Na sequência do último post sobre o eventual fim das smart shops, ou pelo menos legislação adequada, surgiu a questão de “que implicações têm as permissões vs proibições do ponto de vista psicológico?”
Inevitavelmente esta questão leva-nos a aspectos da auto-regulação, controlo e o saber fazer escolhas. Quando falamos destes aspectos podemos estar-nos a referir ao consumo de substâncias, mas também a outros aspectos da vida quotidiana, como por exemplo fazer uma dieta.
Como o tema é bastante vasto, para começar queria propor-vos algo mais experiencial focado na proibição:
Todos nós podemos fazer a experiência de deixar de comer um dos nossos alimentos favoritos e perceber o impacto que isso tem na nossa mente! Experimentem pelo menos durante uma semana não comer algo que adoram (por exemplo, chocolate!) e vão ver se o fruto proibido não é o mais apetecido! Esta pode ser uma experiência importante no sentido de se conseguir empatizar mais com pacientes com dependência de substâncias, ou até mesmo pacientes com dificuldade em deixar de fumar, ou a fazer determinado tipo de dieta.
Porque todos temos efectivamente formas diferentes de viver as situações, durante essa semana reflitam e tentem compreender o que foi mais difícil, ou fácil, e porquê. Vão com certeza perceber que nem tudo se resume a “força de vontade”…
Façam a experiência, enviem-nos os vossos comentários e daqui a 15 dias falaremos sobre isso, ok?

Ana Nunes da Silva

Sem comentários: