segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Carta Ideológica


Deixo-vos a Carta Ideológica do Psicologia Para Psicólogos, que se assume assim como um projecto de futuro.
O nosso obrigado a todos!
___________________________________________________

Psicologia Para Psicólogos
Carta Ideológica

            O Psicologia Para Psicólogos é um projecto empreendedor no que diz respeito à promoção das ciências psicológicas. Tem como público alvo a sociedade civil em geral, promovendo de forma acessível o conhecimento sobre a Psicologia em diversas áreas da sua acção, bem como estudantes de Psicologia e Psicólogos, que queiram desenvolver a sua formação e educação em Psicologia através da aquisição de competências e debate.
            Visa ser um forte promotor no que à Psicologia diz respeito, apoiando as suas boas práticas, estimulando o desenvolvimento de ideias, projectando, criando e dinamizando a educação para a psicologia.
Neste sentido, conta com vários autores e colaboradores que, com a sua participação, elevam a Psicologia à sua essência e a mostram na sua aplicação, nas mais diversas áreas. Conta, também, o Psicologia Para Psicólogos, com várias parcerias, com as quais comunga o objectivo central da sua acção, e com as quais conta para diversas sinergias.
Tendo em conta o que nos propomos, o projecto Psicologia Para Psicólogos assenta a sua acção em três eixos:
- Blogue - Através das publicações dos diversos autores do blogue, o Psicologia Para Psicólogos consegue assegurar o acompanhamento da Psicologia pela sociedade civil, contribuindo para a acessibilidade da informação, divulgação e debate em torno da Psicologia.
- Educar para a Psicologia – Tem como intuito a promoção da educação para a Psicologia através da realização de diversas acções de formação. É intenção desenvolver este eixo no sentido da prestação certificada de formação em Psicologia. Actualmente encontra-se num meio termo entre o presente possível, e o futuro desejado.
- Intervenção – Não faria sentido, num projecto ambicioso como este se apresenta, que não fosse objectivo a disponibilização de formas de intervenção psicológica. Assim, numa fase futura, é intenção deste projecto disponibilizar, de forma habilitada, intervenção psicológica de orientação clínica, nas diversas áreas psicoterapêuticas.
            É com estes três eixos - um primeiro bem presente; um segundo presente mas em desenvolvimento e; um terceiro de futuro - que o Psicologia Para Psicólogos se apresenta como uma ferramenta importante no desenvolvimento da Psicologia na sociedade, bem como numa marca de educação de Psicólogos em Psicologia.

Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: