quinta-feira, 18 de abril de 2013

[The Naked Lunch]: Leves e pesadas?


Apesar deste poder ser um título controverso, a realidade é que não é a melhor forma de se abordar o tema das drogas. Posso-vos dizer que já tive contacto com um paciente que consumira cocaína apenas num pequeno período da sua vida, até consumidores de haxixe com consequências bem complicadas.
Pois é, desengane-se quem pensa que a cannabis é do mais inofensivo que há. E se é real que quem consome haxixe pode não estar em risco de passar “das levas para as pesadas”, como vimos no último post, não deixar de estar em risco pelo consumo em si.
Existe uma síndrome clínica – síndrome amotivacional – que é normalmente descrita em utilizadores crónicos de cannabis. Posso-vos dizer que esta é uma das situações que senti como mais complicadas de trabalhar do ponto de vista clinico. Como é que um profissional que trabalha como motivações, trabalha com um paciente amotivacional?!
Clinicamente, este síndrome caracteriza-se por: alterações do comportamento, como o isolamento social, a passividade e a auto-negligencia; alterações cognitivas, como deficit de atenção, prejuízo da memória, diminuição da capacidade para resolver problemas, prejuízo da capacidade de julgamento e dificuldade nas tomadas de decisões; e ainda alterações volitivas, como a diminuição do interesse pela aparência pessoal, apatia, inércia, falta de objetivos na vida, diminuição dos impulsos, perda do interesse pelas atividades sociais, académicas e ocupacionais. Esta síndrome parece ter uma etiologia multi-factorial, estando associado a problemas cognitivos e depressivos causados pelo consumo regular de cannabis.

Para uma droga leve, parece bem pesada, não acham?
 
Ana Nunes da Silva

Sem comentários: