domingo, 30 de junho de 2013

Filmes, Livros e Psicologia: Kitchen Nightmares (2007) Parte 01


            Hoje trago-vos um dos programas de maior sucesso do chef Gordon Ramsey, Kitchen Nightmares.
            Neste programa, Gordon recebe apelos de restaurantes à beira da falência e encerramento, e ajuda-os, através de um processo de mudança intensivo, físico e psicológico, a voltar ao negócio como outrora era. Para isso, são muitos obstáculos a enfrentar, desde falta de motivação, pessoas em negação, violência, má gestão, inaptidão ou incapacidade habilidosa para o efeito, ou mesmo problemas relacionais interpessoais. É sobre este último que hoje falo.
            Mas não quero fazer uma grande análise. Penso que será mais furtuito se cada um procurar um episódio e ver por si.
            Em cada um, é possível desvendar problemas relacionais que muitas vezes são o foco das dificuldades no trabalho, e que impossibilitam o sucesso. Discussões que geram discussões, que reforçam mal entendidos até serem verdades absolutas. Alguns episódios, verdadeiros oásis para terapeutas de base sistémica.
            A retirar daqui a importância das relações interpessoais na nossa vida pessoal e colectiva, que muitas vezes são descuradas, levando a consequências que podem apenas ser notórias em extremo.
            Mostra também a dificuldade de manter relações obrigatórias saudáveis no trabalho, obrigando a um cuidado muito maior do que estas já obrigam. Estamos a falar de restaurantes que na sua maioria são familiares, onde irmãos e esposas, cunhados e sogros, filhos e primos trabalham juntos, partilhando relações obrigatórias familiares com relações profissionais de obrigações hierárquicas. Sensíveis e delicadas, estas relações devem ser cuidadas e tidas como vulneráveis nestes meios. Principalmente, voltando ao restaurante, estando a família toda a trabalhar no mesmo local, este será o seu único sustento.

            Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: