sábado, 15 de junho de 2013

[PREVENIcaNDO] Alô? Está alguém ai?


Quando nos atrasamos nos nossos compromissos ficamos naturalmente com receio das consequências. Ficaram chateados comigo? Não contarão mais comigo para outras coisas? Cortarão relações? Esquecer-se-ão de que existo? Foi isso que aconteceu comigo em relação ao presente texto.
Vergonhosamente a vida não proporcionou um tempo e um espaço para corresponder ao meu compromisso. Este vazio, este silêncio imposto pela ausência, deixa no ar o receio da quebra de um contacto, uma interrupção na estabilidade de uma relação que se vinha mantendo. Quais são as implicações? Naturalmente a primeira é o sentimento de ansiedade que se traduz no desejo de ter feedback do meu retorno. A procura de algo que me securize sobre a manutenção do contacto pré-existente. Depois a necessidade de reparar a falha, dizendo mais, sendo mais demonstrativo, querendo dizer ao outro que é importante, querendo saber se sentiu a minha falta. Se o feedback tarda, se a reparação não é possível fica um sentimento estranho que cada um resolve ou integra à sua maneira, reorientando a sua comunicação, remetendo-se ao silencio, aguardando estoicamente o retorno da comunicação. A opção terá a ver com a minha capacidade de lidar com o tempo, a confiança que tenho em mim e na relação que tenho com o outro, na importância que dou a essa relação, no contexto em que ela se enquadra, no meu estado emocional à data… tanta coisa… Mas ao limite tem a ver com a relação e como tal tem a ver com aquilo que trabalho quando intervenho na prevenção.
Uma das dinâmicas a que recorro quando quero trabalhar este tema, é de uma simplicidade atroz. Começo por pedir aos participantes que procurem um lugar na sala onde se instalem confortavelmente de olhos fechados. Depois, muito simplesmente circulo pela sala tocando-os de modo a ligarem-se ou a desligarem-se do mundo (se estão ligados o toque desliga-os). Quando ligados, cada um decide como se quer ligar ao mundo, sendo que não pode abrir os olhos nem sair de onde está. Mas pode falar, cantar, fazer ruídos ou mesmo… ficar em silêncio. E o jogo vai decorrendo, comigo a deambular por entre o grupo, permitindo ou interrompendo conversas, brincando com o ritmo com que se liga ou se desliga alguém, alargando ou reduzindo a rede de pessoas em contacto simultâneo. No final de 5 minutos, gera-se a reflexão em torno da experiência. “Senti-me muito sozinho. Ninguém me respondia.” Fiquei chateada porque fiz-lhe uma pergunta e ele não respondia. Só depois é que percebi que se calhar tinha sido desligado.” “E eu aflito porque ela ia ficar chateada comigo!”. “E preferi ficar calado a ouvir as conversas”. “Eu não sabia o que havia de dizer. Mas depois reconheci a voz de alguém que estava ao pé de mim e tudo se tornou mais fácil.”
A relação encontra os seus caminhos por entre os silêncios. Alguns são incómodos, outros aguçam o desejo do reatamento. Alguns são pesados, outros são preenchidos de significado. Os silêncios pautam a relação, dão-lhe cadência, criam espaço para a imaginação que os preenche, a dúvida que alimenta a comunicação, que por sua vez alimenta a relação.
Peço desculpa pela minha ausência… a relação segue dentro de momentos.

Raúl Melo

Sem comentários: